Alguém sabe a origem dos drapeados? Quem foi o primeiro artista da alta costura a adotar esse estilo?
Pois então dedico esse pópico a grande"Maître de la couture" a Madame Grès na foto abaixo, extraída da revista Femina, avril 1949, p.60. É um imenso prazer pesquisar sobre sua obra emocionante e inspiradora.
O Museu da Moda da Cidade de Paris, no Museu Bourdelle abre sua programação fora dos muros. Apesar de esta fechado para reforma até a primavera de 2012. Desde 25 de março acontece uma extraordinária esposição, se encerra agora de 24 de julho de 2011, quem estiver indo a Paris não deixem de ver apresentação da obra de Madame Grés.
(...)Mestre da moda visto por seus pares como o gênio tutelar da profissão, Madame Gres (1903-1993) disse repetidamente ao longo de sua vida: "Eu queria ser um escultor. Para mim é a mesma coisa que trabalhar o tecido ou pedra. " Assim, é no Museu Bourdelle onde os vestidos Madame Grés estão esculpidos, mais do que em qualquer outro lugar, um lugar legítimo.
Vestidos assimétricos, envolto em antigüidades, moldado no corpo, vestidos de volume quando se trabalha a falha ou de seda: a sua criação, os requisitos diferem de seus contemporâneos. Imunes a modas, tendências que marcam as coleções da temporada, ela prefere "esculpir" peças únicas, cujo número é de cobrança. Reconhecemos uma obra-prima Madame Grés sua pureza - a aparente simplicidade de sua arte sempre esconde a extrema complexidade das suas competências.
A exposição Madame Grés, no trabalho de costura reúne cerca de oitenta peças do Museu Galliera e coleções particulares, e cerca de cinquenta fotografias originais.Ela reserva um lugar especial nas peças mais emblemáticas da marca: vestidos de noite - as folhas que em 1976 ele ganhou um dedal de Ouro. Criado desde 1930 para a década de 1980, ainda em jersey, muitas vezes, marfim ou cinza pérola, estes vestidos esculturais através do tempo, sem esmorecer. Entre outros fotografada por Richard Avedon, Guy Bourdin, eles são amplamente publicado em revistas femininas. Como para as peças do dia: vestidos e casacos na década de 1950, os modelos refinados da década de 1960 e 1970, eles continuam a ser uma referência para designers e criadores de hoje.
O vestuário é uma escultura destinada a proteger o corpo ao mesmo tempo que traz beleza.Não poderia ter lugar mais adequado para exposição de madame Grès que um museu e dividindo lugar com obras gregas .
O vestuário é uma escultura destinada a proteger o corpo ao mesmo tempo que traz beleza.Não poderia ter lugar mais adequado para exposição de madame Grès que um museu e dividindo lugar com obras gregas .
Boris Lipnitzki (1887-1971), 1935
Alix. Modèle de la collection Automne 1935
Alix. Modèle de la collection Automne 1935
Henry Clarke (1918-1996), 1954
Grès. Robe blanche en jersey de soie et faille.
Vogue France, septembre 1954
Henry Clarke © Henry Clarke, Musée Galliera/Adagp, Paris 2011 ; prise de vue Galliera/Roger-Viollet
Grès. Robe blanche en jersey de soie et faille.
Vogue France, septembre 1954
Henry Clarke © Henry Clarke, Musée Galliera/Adagp, Paris 2011 ; prise de vue Galliera/Roger-Viollet
Studio Dorvine, 1934
Alix. Modèle n°102, Hiver 1934.
Centre national des arts plastiques-Ministère de la Culture et de la Communication, Paris.
Studio Dorvyne © Droits réservés
Alix. Modèle n°102, Hiver 1934.
Centre national des arts plastiques-Ministère de la Culture et de la Communication, Paris.
Studio Dorvyne © Droits réservés
Boris Lipnitzki (1887-1971), 1936
Madame Grès créant une robe du soir pour Macy’s, Paris.
© Boris Lipnitzki / Roger-Viollet
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