Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

terça-feira, 28 de junho de 2011

Cibernéticos, nós?


Quem teria inventando essa geração cyber? Alguém deve ser curioso como isso tudo começou.

James Watt, around 1790
Maxwell 

Parece absurdo mas isso foi muito bem pensado ainda no sec XIX, um estudioso chamado Maxwell foi o primeiro a pretender o mundo cibernético, talvez não tão tecnológico  como temos hoje, mas foi uma aposta, ninguém sabia o que isso renderia, é sempre assim , plantamos hoje para as futuras gerações usufruirem. Pensamos que estamos sendo vanguardistas quando na verdade nossos estudos de hoje terão um impacto muito maior só daqui uns 200 anos.


MAXWELL, James Clerk. "Em governadores." Em Proceedings of the Royal Society 16 (1868): 270-83. Octavo, original cinza wrappers impresso; caixa de pano personalizado. Folha a venda por  $ 3800.




"Decidimos chamar todo o campo de controle e teoria da comunicação, seja na máquina ou no animal, pela mesma Cibernética, que formamos a partir da kubernetes grego, ou timoneiro. Ao escolher este termo queremos reconhecer que o primeiro papel significativo sobre mecanismos de feedback é um artigo sobre os governadores, que foi publicado por Clerk Maxwell em 1868, e que o governador é derivada de uma corrupção da América kubernetes ". -Norbert Weiner, Cybernetics



Drawing for D. Papin´s steam engine, 1690
Drawing for D. Papin´s steam engine, 1690
Atmospherical steam engine. Thomas Newcomen, 1712
Atmospherical steam engine. Thomas Newcomen, 1712
Watt´s Steam Engine, 1769
Watt´s Steam Engine, 1769
Centrifugal governor of Watt´s steam engine of 1788

                        (...)Embora as formas de sistemas de feedback eram conhecidas e usadas há séculos, não foi até a invenção de James Watt do seu regulador centrífugo em 1788, que tais dispositivos eram vistos como um recurso indispensável da ciência moderna, e os cientistas começaram a compreender a necessidade de formulação de uma teoria matemática para tais sistemas de controle. Através do desenvolvimento de modelos que cobrem o  feedback negativo, estabilidade e amortecimento, Maxwell, em 1868, tornou-se o primeiro a produzir uma teoria matemática de análise eficaz  de um sistema de controle. "Em Governadores" é agora reconhecido como "o primeiro papel significativo sobre mecanismos de feed-back" e um dos documentos fundamentais da cibernética. Na condição de notável em escassos wrappers original. Venda da folha no http://www.manhattanrarebooks-science.com/maxwell.htm

"A partir de uma visão de longo prazo da história da humanidade - visto a partir, digamos, 10 mil anos a partir de agora - não pode haver dúvida de que o evento mais importante do século 19 será julgada como a descoberta de Maxwell das leis da eletrodinâmica."




A Teoria de Maxwell de radiação eletromagnética foi sem dúvida a sua maior obra de arte, ele concentrou-se na propagação de ondas eletromagnéticas através do espaço. Ele desenvolveu equações para descrever o campo eletromagnético, que mostrou que a luz se propaga em duas ondas, elétricos e magnéticos que vibram perpendiculares entre si e com a direção em que estão em movimento (ver figura 5.3.1). Finalmente os três papéis foram agrupados em seu livro Treatise on Electricity and Magnetism publicado pela Clarendon Press, Oxford, em 1873.É composto por quatro partes - Eletrostática, Electrokinetics, Magnetismo, Eletromagnetismo e - que eram para ser lido ao mesmo tempo. Este livro foi uma grande inspiração para muitos cientistas.


 É em grande parte inspirada descoberta Hertz de transmissão de rádio em 1888, que surgiu as  técnicas de radar, televisão e microondas.























ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO


   

A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória.


Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de freqüências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.


As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade , modificando a freqüência de acordo com espécie e, conseqüentemente, o comprimento de onda.







Fisicamente, não há intervalos no espectro. Podemos ter ondas de qualquer freqüências que são idênticas na sua natureza, diferenciando no modo como podemos captá-las.


Observe que algumas freqüências de TV podem coincidir com a freqüência de FM. Isso permite algumas vezes captar uma rádio FM na televisão ou captar um canal de TV num aparelho de rádio FM.

"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde freqüências muito pequenas, até 1012 Hz , acima da qual estão os raios infravermelhos.

    As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.


As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).

Graças as teorias de Maxwell temos um mundo sem distâncias, globalizado e   existe as redes sociais, blogs, etc..






Imaginem o impacto que foi a descoberta da velocidade da luz. Usando o modelo da onda eletromagnética  descobriu que sua velocidade seria igual à razão entre o valor de uma corrente elétrica medido em unidades eletrostáticas ao valor da mesma corrente medido em unidades eletromagnéticas: Este índice foi calculado para ser o velocidade de Maxwell luz e assim chegou à conclusão de que:

Luz consiste em ondulações transversais do mesmo meio que é a causa de oscilações elétricos e magnéticos. 
Antes de Maxwell, ninguém sabia nem o que era a luz, quanto mais que ela tem a velocidade de 300.000km/s ou exatos 299.792.458 metros por segundo. Até 1676, acreditava-se que a luz era instantânea. Naquele ano, o astrônomo dinamarquês Ole Roemer observou no telescópio que, em comparação com seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter. Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz dos satélites levava para alcançar a Terra à velocidade que estimou em 225 000 quilômetros por segundo.

Maxwell era um excelente cientista, admirado por muitos de seus colegas e responsável por grandes obras. Ele fez contribuições impressionantes para numerosos campos, como cor, anéis de Saturno, a análise global, cibernética e geometria. Seus trabalhos sobre a teoria cinética dos gases por si só são suficientes para ele ser considerado como um matemático excepcional. No entanto, seu trabalho com eletromagnetismo que deve separá-lo do resto.

Maxwell gostaria muito de ter vivido numa época que se fazia cálculos usando modelagem matemática, softwares 3D, etc..mas alguém tem que fazer o trabalho duro e ele nos deixou equações que possibilitou todo o progresso tecnológico que dispomos.




Ao contrário dos gostos de Einstein e Newton , Maxwell não estava mais vivo quando seu trabalho se tornou realmente famoso e aplaudido Ele  era apenas um homem quieto e modesto, que levou grande alegria em seu trabalho e não dava muita importância a fama e valorização dos outros para se sentir satisfeito pelo que havia descoberto, era um homem sem vaidades, algo raro na ciência.





As ondas eletromagnéticas  estudas por Maxwell também são emitidas pelos nossos neurônios a cada sinapse ou seja quando você pensa, imagina,  libera uma energia em forma de ondas que pode ser medida e melhor, pode controlar objetos, mover a bolinha como mostra o brinquedo da Mattel e até games, chegamos na era que o homem controla a máquina com seus pensamentos.


Esses brinquedos ajudam a controlar as ondas cerebrais por biofeedback, aumenta a concentração ao mesmo tempo que reduz ansiedade e estresse!






O objetivo do jogo é fazer a bolinha percorrer todo o circuito, vencendo vários obstáculos. E sem encostar nela, usando apenas o poder da mente.

Parece mágica, mas o que faz a bolinha flutuar é um jato de ar, controlado pelas ondas do cérebro, segundo o fabricante. Se a gente se distrair, ela cai. Mas se a gente se concentrar na bolinha consegue manter a altura certa e vencer os obstáculos.






Duelo de mentes

Modelo utilizado para games, substituindo console


Esse modelo da pra visualizarmos as ondas cerebrais e mais ainda controlar ansiedade, meditar, usando uns joguinhos cognitivo.




É muito interessante visualizar as ondas cerebrais em tempo real , pensar em algo, escutar uma música e medir a atenção, foco, parece ficção.



Através da energia via ondas eletromagnéticas foi possível os sistemas de telecomunicações , viagens espaciais, navegações com segurança, hoje em dia ninguém se perde.



Sinal de ondas durante o sono, a fase REM são sonhos


O cérebro é dinâmico - ele tem plasticidade cerebral. Nossa herança genética contribui geralmente não mais que 40% para o nosso cérebro e comportamento.Através de jogos mentais, você pode por treinamento cognitivo, acordar seu cérebro e colocar pra funcionar melhor e sem efeitos colaterais. ENTRE e saiba mais nessa comunidade www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103257763


As ondas cerebrais de diferentes comprimentos indicam diferentes estados emocionais, como uma consciência focalizada, num estado meditativo, ou sonolência. O software ajuda a regular as ondas, e é possível visualizar as ondas cerebrais no PC de casa.Software neurofeedbackHonda faz o primeiro robo controlado pelas ondas cerebrais





4 comentários:

  1. Oi, Anna

    Legal sua postagem. Esse assunto me lembrou o Nikola Tesla, conhece? Foi quem criou a corrente alternada.
    No youtube tem vídeos legais sobre ele:

    1 parte (resumo):
    http://www.youtube.com/watch?v=FwGxr6szVKY

    6 partes (History Channel)
    http://www.youtube.com/watch?v=_xdM8q4E0Is

    Já sei que estou te devendo uma resposta por email, mas hoje resolvi sair do facebook e passei um bom tempo me despedindo do povo por lá.

    Tchau

    ResponderExcluir
  2. Olá Edi,

    Conheço sim toda a trajetória de Tesla, suas patentes, escrevi um post em um blog de engenharia sobre sua obra, sou fã de carteirinha, foi um homem raro, visionário, muito a frente de sua época.

    Obrigada pela sua contribuição, gostei muito dos links

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o teu blog Anna! parabéns pela tua curiosidade epistémica!

    Bjinhos,

    Humberto Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Amigo lusitano, uma prazer ter sua visita e obrigada pelos elogios. Sua amizade me ajuda bastante, principalmente mantendo-me atualizada com seu material técnico sobre o biofeedback.

    bjss

    by Anna Helena

    ResponderExcluir

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena