Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Platão, Platão & Platão


Platão (Escola de Atenas)
Se pensamos como pensamos a culpa toda é de Platão, qualquer tentativa de elucidar os fenômenos e mistérios no mundo ocidental só ele poderia nos dar melhores explicações..
(...)De acordo com os astrônomos, umas 4.000 estrelas podem ser percebidas à vista desarmada, numa noite serena. É de se supor que um bom observador lá nos primórdios da civilização, após associar o aparecimento repetitivo dos astros com acontecimentos ânuos importantes, tenha criado e utilizado símbolos zodiacais como fonte de poder sobre sua comunidade. Desde sempre houve pretensos videntes ou adivinhos que se valiam da ingenuidade humana para utilizá-la a favor de suas artes divinatórias. Criaram-se desta forma, mitos, religiões, submissão, revolta e obviamente curiosidade, o que levou outros seres humanos a estudar o assunto e transformar o saber em conhecimento.


Astrologia 
"o estudo das relações entre as posições relativas dos orbes celestes com os fatos terrestres, especialmente, mas não exclusivamente, com os fatos que concernem à vida humana. "
"astrologia pode ser definida como um sistema simbólico que relaciona o macrocosmo (os Planetas) e o microcosmo (o indivíduo na Terra)."

Estava pensando esses dias sobre astrologia, maçonaria, entra década e sai década já se foram séculos e grande parte da população permanece fiel ao horóscopo, as cartas, simpatias, mapa astral, rituais...eu que não levo a sério essas coisas mas tem horas que penso: mas será que existe, será que não existe, tem sentido, de onde vem isso, é charlatanismo, etc. Graças a Goethe e suas poesias fui convencida a crer na magia e Jung me deu mais uma claridade espiritual, mas tinha que ter alguém mais capaz pra dar alguma base séria a essas superstições, os mistérios, a maçonaria, pois bem, trouxe Platão um grego muito cheio de sabedoria pra explicar sobre as origens dessas primeiras crenças com seu Timeu. Aproveitei pra colecionar algumas imagens antigas de artistas que o retrataram os costumes da época sobretudo o figurino. Catei alguns símbolos da maçonaria que achei interessante relacionar, trouxe lindas figuras, manuscritos de museus, não posso dar nenhuma conclusão a favor ou contra ou se tem alguma verdade ou tudo é mera ficção, pesquisei muito mais por afinidade a arte antiga, nosso mundo é uma linda fábula imaginária e tudo pode ser como pode não ser, desejo boa leitura e não se impressionem pois a mente  humana adora uma ficção.

(...)Desde a Pré-História, o homem sempre teve a necessidade de desenvolver uma cultura mística. O medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo que o cercava, levaram o homem primitivo a criar sistemas de crenças e rituais “mágicos”. O homem buscava o significado dos fenômenos da Natureza e de sua própria existência.


(...)Os fenômenos da Natureza e os astros (Sol, Lua, Estrelas), sempre exerceram curiosidade, atração e respeito no homem primitivo. Os hominídeos do Paleolítico divinizavam as forças da Natureza. No período Neolítico, além da Natureza, os hominídeos criaram novos deuses, sempre relacionados ao universo que os envolvia. Com o advento da agricultura (cerca de dez mil anos atrás), o homem percebeu que a vida das plantas obedecia a um determinado ciclo, comandada pelos astros, no céu, e que havia um momento propício para arar, semear e colher. Eis aí, o nascedouro da Astrologia. Porém, há registros das fases da Lua inscritas em ossos, quinze mil anos atrás, na Mesopotâmia (terra entre os rios Tigre e Eufrates).


(...)É bem conhecida a influência que sofreu a astrologia de certa visão de mundo encontrada em Platão, especialmente no diálogo Timeu. Bouché-Leclerq, no seu grande estudo L’Astrologie Grecque, trata do Timeu como o diálogo de Platão que mais influenciou a história da astrologia. Também Olavo de Carvalho, em seu livro Astros e Símbolos, cita um trecho do Timeu como “norma e bússola a fixar a verdadeira direção e vocação dos estudos astrológicos [...]”. Vemos, assim, que desde o nascimento da astrologia até os dias atuais, o Timeu de Platão vem influenciando o pensamento astrológico.








O diálogo Timeu comporta uma cosmologia, isto é, descreve e procura argumentar a favor de uma forma de compreender o cosmos, e com isso a totalidade do universo, especialmente no que toca o seu nascimento.  Trata-se da descrição do nascimento do universo a partir de certos argumentos primordiais que conduzem e orientam a investigação. 
Certamente que raras pessoas gostam de uma investigação mais a fundo, aqui esta o resumo do Timeu

Os três pontos do Timeu que corroboram a visão astrológica do mundo. 
1) O universo é teleológico, isto é, ele tem uma finalidade, o bem e o belo, e as posições dos orbes celestes e toda a realidade apenas manifestam sensivelmente esse bem supremo. 
2) A alma do mundo e a alma do homem são isonômicas, isto é, têm estruturas semelhantes. 
3) A felicidade do homem é encontrada quando ele consegue imitar nas revoluções de sua alma as revoluções inteligíveis dos orbes celestes.
 Esse site aqui foi a minha fonte da postagem, explica tudo e mais um pouco quem quiser se aprofundar mais, um assunto complexo e inspirador, não sei como o povo antigo era tão capaz de pensar essas coisas, haja imaginação e espírito curioso http://espacoastrologico.wordpress.com/o-timeu-de-platao-e-os-primordios-da-astrologia/


Platão (Escola de Atenas)
Platão, parece que era bonito segundo relatos, era meio bipolar, ora muito mal humorado, talvez pelo senso crítico super desenvolvido, um ser muito racional que tudo questionava, um tipo que seria o chato hoje.


Um mosaico muito bonito



Platão, Aristóteles e Galeno
Manuscrito árabe, Mesopotâmia, s. VIII





Platão, Aristóteles, Sêneca e Ca 1330 Ms Hunter, 231 Glasgow University Library


Manuscrito de "Timeu"  Oxford Biblioteca Bordleian 



O demiurgo forja a alma do mundo a partir de uma mistura de três grandes gêneros, o gênero do Mesmo, o do Outro e o do Ser0.  Colocando essa mistura em um grande vaso, ele retira porções matematicamente harmônicas para formar a alma do mundo e com ela dois círculos astronômicos: o círculo do Mesmo (o equador celeste) e o círculo do Outro (a Eclíptica).  Platão, pela boca de Timeu, começa a descrever os fundamentos metafísicos de alguns dos conhecimentos astronômicos de sua época. Timeu coloca esses dois círculos em forma de X, lembrando assim a angularidade que há entre o equador celeste e a eclíptica.  O círculo do Mesmo (o equador celeste) tem o seu movimento sempre igual (do oriente para o ocidente), e carrega junto de si o círculo do Outro (a eclíptica), mesmo este tendo o movimento contrário ao dele (do ocidente para o oriente).  O demiurgo ainda vai fazer sete divisões no círculo do Outro, formando assim os círculos por onde trafegam os planetas, que serão forjados posteriormente e instalados nessas sete divisões, produzindo assim a noção de tempo cronológico22, que ainda não existia.
Depois de o demiurgo criar os planetas, incluindo o sol e a lua, e também depois de criar as estrelas fixas, todos esses sendo deuses feitos de fogo, ele lhes designa a tarefa de criar os outros seres vivos que povoarão a terra. A criação deve respeitar o modelo inteligível e copiar no sensível as quatro raças correspondentes aos quatro elementos: a da água (animais marinhos), a do ar (pássaros, etc) e da terra (animais terrestres) – a raça do fogo já havia sido criada, são os próprios deuses-estrelas.



Ao final do diálogo, como conclusão, Platão parece querer apenas reforçar o que ele já disse na passagem citada e também durante todo o Timeu:
"Em tudo, só há um meio certo de cuidar seja do que for: conceder a cada coisa a alimentação e os movimentos adequados. Os movimentos semelhantes com a porção divina dentro de nós são os pensamentos do todo e as revoluções circulares.  São essas que cada um de nós deverá seguir, para corrigir os circuitos que ao nascimento se iniciaram erroneamente em nossa cabeça, o que se consegue com o estudo da harmonia e das revoluções do universo e com igualar a parte pensante, em conformidade com sua natureza original, ao objeto do pensamento e, com isso, alcançar, no presente e no futuro, a meta proposta aos homens pelos deuses"

Platão.  Manuscrito de Timeu.  Bordleian Oxford Biblioteca.  digby23 ms, fol 052ar








simpósio de Platão Anselm Feuerbach, 1873 Nationalgalerie, Berlim






Simpósio de Platão Gigola Giambattista ca. 1790 Musei di Storia Arte e Civici, Brescia





Famosa Caverna de Platão s. XVI  Musée de la Chartreuse, Douai


Academia de Platão Mosaic s. BC Villa T. Siminius Stefanus, Pompeia Museo Archeologico Nazional em Nápoles



Cena final de Platão Alcebíades, bêbado, com ciúmes  olhando Sócrates, escondido e protegido. É o resultado de um texto irônico é sobre o amor verdadeiro. Pietro Testa, 1648 
Esquerda: caneta de desenho. Musée du Louvre, Paris


Abaixo Alcibíades estourando no banquete esboço Rubens, ca. 1602 Metropolitan Museum, NY
Naquela época a filosofia era regada aos banquetes e era costume os homens serem bi, culturalmente não havia ainda convenções morais, pra eles era normal, tudo corria tranquilo na sexualidade, os valores mudaram depois da instituição religiosa ter reprimido o paganismo e os deuses mitológicos, mas até que ainda demorou muito chegar na Grécia..Paulo quando foi pregar em Coríntio foi ridicularizado pelos gregos, eles achavam ilógico as argumentações de uma religião monoteista.





Acima: Platão em sua mesa na frente de Theoberto Ambriascente e outros. 
Abaixo: T. Ambriascente puxando uma torre depois de ler o tratado de Platão sobre a imortalidade da alma MMW, 10 A 11, fol. 026r, Livro 1, 22



Acima: Sócrates e Platão, a família da criança, que está em seu berço. 
Abaixo: Platão em sua biblioteca e os livros da divisão tríplice da filosofia:. natural, moral e racional 
MMW, 10 A 11, fol. 365v, Livro 8, 4


Poetas perseguindo Platão. Direita: Detalhe MMW, 10 A 11, fol. 055v, Livro 2, 14

MMW, 10 A 11, fol. 379v, Livro 8, 13 Ilustração da idéia de Platão de que somente aqueles que são bons podem ser deuses.Poetas deve ser banido para escrever ficção desonrosa sobre a bondade dos deuses (que estão lendo e sendo expulsos). Deuses bons e ruins nas colunas. Tito Latino perde seu filho fica doente (na cama) como punição por não fazer o que foi ordenado em um sonho.Sacrifício de animais aos deuses.


















(...)Na Idade Média os astrólogos eram chamados “mathematici”, pois a Astrologia era a aplicação mais importante da matemática. A prática da medicina era baseada na determinação astrológica do tratamento adequado, portanto os médicos também eram matemáticos Tycho Brahe. A Astrologia e a Astronomia eram, de início, um mesmo estudo. Tycho Brahe, por exemplo, nascido em 1546, era médico e astrônomo em Copenhague, mas também astrólogo do rei da Hungria.





(...)Na Maçonaria, a presença da Astrologia é patente. Um exemplo são as Doze Colunas do Templo (Rito Escocês Antigo e Aceito), que correspondem aos Signos do Zodíaco. O Zodíaco é uma faixa celeste imaginária, que se estende entre oito a nove graus em cada lado da eclíptica e   que com esta coincide. Eclíptica é o caminho que o Sol, do ponto de vista da Terra, parece percorrer anualmente no céu. Essa faixa foi dividida em doze casas de trinta graus cada uma, e o Sol parece se mover um grau por dia. 


 Os Planetas conhecidos na Antiguidade (Mercúrio à Saturno) também faziam parte do Zodíaco, pois suas órbitas se colocavam no mesmo plano da órbita da Terra.  O Zodíaco então é dividido em Doze Signos, que são percorridos pelo Sol, uma vez por ano. Os Signos representam o aprendizado percorrido pelo maçom, desde sua iniciação na Ordem até o Grau de Mestre Maçom.



O maçom, em seu caminho iniciático, pode percorrer e aprender com as características de cada Signo do Zodíaco:
 Áries: representado por Marte e pelo Fogo – é o fogo interior, a força que estimula o crescimento e o desenvolvimento;
 Touro: representado por Vênus e pelo elemento Terra – é a matéria, na qual se dá a fecundação, a elaboração interior;
Gêmeos: representado por Mercúrio e pelo Ar – é a criatividade, a versatilidade, a engenhosidade e a vitalidade criadora;
 Câncer: representado pela Lua e pela Água – é o aprendizado em relação à tenacidade e a cautela;
Leão: representado pelo Sol e pelo Fogo – é o emprego da razão com base crítica;
Virgem: representado por Mercúrio e pelo elemento Terra – é o emprego do espírito analítico;
Libra: representado por Vênus e o Ar – simboliza o equilíbrio entre os dois pólos, que são a construção e a destruição;
Escorpião: representado por Marte e a Água – simboliza emoções e sentimentos como o rancor e a obstinação;
Sagitário: representado por Júpiter e pelo Fogo – simboliza a mente aberta e o julgamento crítico;
Capricórnio: representado por Saturno e pelo elemento Terra – simboliza determinação e perseverança;
Aquário: representado por Saturno e pelo Ar – simboliza o sentimento humanitário e solidariedade;
Peixes: representado por Júpiter e pela Água – simboliza o desprendimento das coisas materiais.
O iniciante maçom, também pode observar como aprendizado, as características de cada Planeta:
 Sol: Regente do signo de Leão. Simboliza a vida, marca o signo do nascimento. Símbolo de autoridade, de poder, de orgulho e de desenvolvimento.
 Lua: Regente do signo de Câncer. Tal como o Sol, representa a vitalidade física e o grau de evolução, principalmente na área psíquica.
Mercúrio: Regente dos signos de Gêmeos e Virgem. Na mitologia grega (e romana), Mercúrio é o mensageiro dos deuses do Olimpo. É o planeta da inteligência, da adaptabilidade, regendo a vida mental. Mercúrio marca a adolescência do ser humano.
Vênus: Regente dos signos de Touro e Libra. Vênus era a deusa do amor, da beleza e das artes.
Marte: Regente dos signos de Áries e Escorpião. Deus da guerra, Marte simboliza a energia, a vontade de empreender, a coragem, a ação, que pode chegar à violência. Potencial de agressividade, sobre o espírito de conquista. Rege a indústria, o fogo, o ferro.

Júpiter:
 Regente do signo de Sagitário (e, secundariamente, Peixes).  Pai e soberano dos deuses do Olimpo, Júpiter reina sobre as leis e a religião. É o planeta da autoridade, do êxito social e das honras, da burguesia. Com Mercúrio partilha o domínio sobre a razão e sobre o intelecto. Júpiter marca a idade madura do ser humano.
Saturno: Regente do signo de Capricórnio. Deus do Tempo, Saturno marca a velhice do indivíduo. Representa a paciência, a prudência, a meditação, espírito cientifico, e a solidão. Desempenha um papel na doença, na fatalidade, na ruína, no isolamento. Num sentido positivo, Saturno apóia os esforços de longa duração, o trabalho obstinado, a capacidade de organização.
Seguem-se os planetas de descoberta recente:
Urano: Regente do signo de Aquário. A descoberta deste planeta, no final do século XVIII, coincide com vários fatos históricos que perturbaram o mundo: Revolução Francesa, Guerra da Independência nos Estados Unidos, inicio da Revolução Industrial, etc. Urano é o planeta de todas as mudanças. Rege o progresso, as invenções, as reformas, as ciências.
Netuno: Regente do signo de Peixes. Deus dos oceanos, Netuno é o planeta das águas, das viagens marítimas, dos lugares aquáticos e simboliza o que é vago, impreciso. A sua ação tanto se exerce nas grandes correntes de pensamento, nas reformas, como também no caos e na anarquia.
Plutão: Regente do signo de Escorpião. Descoberto em 1930, Plutão é o planeta mais afastado do nosso sistema solar pelo menos, segundo os conhecimentos atuais. Plutão assinala as metamorfoses profundas e representa as forças psíquicas, misteriosas e violentas. É um fator de destruição e de possível regeneração.




Ocultismo, Hermetismo e mitologia grega



Hermes é um dos doze deuses do Olimpo, mensageiro dos deuses, correspondente ao deus Mercúrio dos romanos, filho de Zeus com Maia, uma das plêiades, filhas do gigante Atlas. Hermes criou a lira, cujo som encantou o deus Apolo, que trocou seu rebanho e o caduceu (bastão com duas cobras entrelaçadas e duas asas na parte superior) por ela. Ganhou também, de Apolo, o dom da profecia, obtido em troca da Flauta de Pã. Era protetor dos pastores e seus rebanhos, dos cavalos e animais selvagens. Mais tarde tornou-se deus dos viajantes, dos comerciantes e dos ladrões.
O Hermetismo baseia-se na figura de Hermes Trismegisto, que combinava aspectos do deus Hermes com os do deus egípcio Thot (deus da sabedoria, representado com a cabeça de íbis).
Materia Prima Lapidis Philosophorum

Alquimia 

Muitas pessoas foram pra fogueira por causa do paganismo e os rituais antigos foram considerados bruxaria, coisa do mal, etc..as sociedade secretas preservam uma tradição antiga, esotérica. Sendo uma sabedoria com múltiplas complexidades termina que por ser chamada de oculta, como se fosse para mentes mais capazes de compreender tantas variáveis históricas e como são poucos os filhos de Deus que costuma ler nesse mundo, então o que fica é a fama mesmo de satanismo, etc se bem que tem gente doida pra tudo, se impressiona e distorce a essência..se o mal existe é a mente do homem mesmo poluída e egoista que esta pronta a agir sempre que contrariada.


Curiosidades complementares


Segundo Pitágoras, o que vemos no mundo é apenas aparência os pitagóricos e Platão iniciaram a percepção da forma real do cosmo e o problema foi chamado "o segredo da construção do dodecaedro". O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos, isto é, a2=b2+c2. Segundo acreditavam muitos pitagóricos, místicos e esotéricos, a hipotenusa do triângulo seria a base para formação do pentágono, o qual tem inscrito a estrela de 5 (cinco) pontas, chamado "o pentagrama místico". Segundos os antigos, a famosa estrela de cinco pontas, formada pela hipotenusa do número irracional seria uma chave de passagem a universos paralelos, portais, mundos de acesso e passagem ao infinito do universo..Platão chamava EIDOS, as formas que encimam o ordenamento desse mundo real inteligível, que tem logo abaixo os objetos matemáticos, como disse Galileo, não me canso de repetir, a natureza é escrita em caracteres matemáticos, é preciso olhar e ver números por todos lados, objetos matemáticos e figuras geométricas, enfim, o mundo real, conhecido pelo intelecto e não o mundo das aparências, conhecido pelos sentidos, o mundo das cópias, das cópias das cópias, dos simulacros, conforme o sistema das ideias e os mundos de conhecimento de Platão e assim como ele ilustra com o mito da caverna, ou ainda, a caverna de Platão, estamos então cegos, presos nessa escuridão colorida, uma prisão maravilhosa, sem dúvida, pois cheia de cores, mas tudo que vemos pelos sentidos nada disso é real, são cópias e falsas cópias do verdadeiro mundo, o mundo das formas e dos objetos matemáticos. Hoje é um segredo que pode ser revelado.

7 comentários:

  1. Oi, Anna Helena. Tudo legal?

    Primeiro quero agradecer sua visita, pois graças a ela pude conhecer seu belo blog.
    Pelo jeito partilhamos de muitas coisas em comum: a profissão, o gosto por Platão (não sei se era bonito, mas que era forte era, pois vem daí seu apelido "ombros largos") e o interesse pela Astrologia.
    Li sua postagem com muitas imagens legais que eu não conhecia. Foi bom!
    Algumas coisas ficaram confusas como o conceito de bem x mal, misticismo x astrologia, astrologia x maçonaria.
    Esses desenhos tidos como secretos ou ocultos, mais atrapalham que ajudam uma vez que seus autores ou gestores fazem questão de manter uma neblina contestável de sua duvidosa importância para nosso crescimento espiritual.
    Enfim, poderia escrever muito mais, mas vou deixar para próxima.
    Ja estou seguindo seu blog e quero lhe desejar melhoras e dizer que a arte e o belo sempre serão excelentes curadores.
    Até logo e tudo de bom :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Edi! Obrigada pela visita, então pelo que entendi nas pesquisas, os povos das sociedades secretas foram obrigados a se recolherem temendo perseguição, nosso mundo cristão associa de forma negativa os mais místicos, creio que por isso eles escrevem em códigos só pra eles mesmo entenderem ou os iniciados, acho que o povo que domina o conhecimento antigo também não gosta muito da ideia que "qualquer um" se aproprie de suas sabedorias, questão ainda de selecionar mais os seus seguidores, pessoas que respeitam a tradição, o ocultismo antigo verdadeiro não chegou nas massas, é um clube que tem que pagar mensalidade, no Brasil a maçonaria representa mais status que alguma mística, muitos não fazem ideias dos símbolos antigos, na Europa eles são diferentes, são estudiosos, o que fiz foi pesquisar um pouco da história dos símbolos relacionados e terminam que eles andam juntos a raiz é a mesma. A maçonaria é uma tradição baseada em mitos antigos e detém muito conhecimento da astrologia, tarot, sobretudo geometria, matemática, são os homens da ciência, o judaísmo, islamismo também tem seu lado esotérico, veja a cabalah e o sufismo. Sobre o conceito de bem x mal segundo os esotéricos seria apenas um duelo entre o homem e sua consciência, não existindo uma coisa maligna, satânica, isso foi mais um esteriótipo pra sujar a imagem dos pagãos, pra afastar os curiosos, a ideia principal dos rituais é o homem tornar-se melhor, aperfeiçoar-se nas ciências, nas artes, mas cada um interpreta a sua maneira, com essas pistas ai da pra ter pelo menos uma noçãozinha que o homem antigo e o atual gosta muito de olhar os astros, checar seu horóscopo em busca de relação com sua vida cotidiana. Platão deu as bases da astrologia no seu Timeu e estamos até hoje nessa fantasia.Como disse Nietzsche o mundo é uma fábula.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anna.
    Legal sua pesquisa histórica. Espero que a continue a ponto de chegar a verdade sobre os fatos.Tenho algumas pequenas ressalvas a fazer, mas este tema é extenso e poderia encher sua postagem e ainda iria faltar lugar .. rs
    Qualquer coisa, podemos trocar impressões por email.

    Tchauzão

    ResponderExcluir
  4. Olá Edi,
    Gostaria de conhecer suas ressalvas e fique a vontade para postar sempre o quanto quiser, blogs são espaços livres para reflexão mesmo. O que me faz buscar certas curiosidades e postar aqui é que no meio do caminho termino por conhecer outras pessoas que concordam, discordam, além de encontrar significados que nem ao menos estava procurando, sobretudo dos símbolos na arte antiga, isso amplia muito a nossa visão de realidade. Meu email annahelena@hotmail.com.br .

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Anna.

    Vamos trocar emails, então.

    Tchau :)

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz por ter sido o meu site a sua fonte de inspiração... Felicidades...
    César Augusto - Astrólogo

    ResponderExcluir
  7. Olá Cesar, sim seu site é muito bom, sou apaixonada por ele, sempre boas coisas pra ler e ver. bjss .

    ResponderExcluir

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena