Durante o século 19, roupas masculina tornaram-se menos colorida, refletindo uma padronização do código do vestuário para aqueles que tinham empregos de escritório. Jaquetas e calças ou trajes eram geralmente simples, discretos e, invariavelmente, feitos em cinza, marrom, azul marinho ou preto. As camisas foram usadas em cores diferentes por diferentes classes: homens de trabalho formal geralmente usava simples camisa branca, enquanto os homens que faziam um trabalho manual usavam camisas padronizadas ou colorida.
O chapéu formal rígido de altura superior representava autoridade e foi associado com a aristocracia, bem como profissões liberais, enquanto o trilby, chapéus mais informal de feltro simbolizava a democracia e foram associados com intelectuais e artistas.

.
A fonte" O livro Primavera" de B. Kuppenheimer & Co.: 1900, ilustrando um novo século de roupa-radicalmente diferente do anterior.
Seculo XX
Muitos homens acham moda uma frivolidade e nem consideram isso profissão séria, mas mulher na costura foi algo muito recente, antes era uma profissão exclusivamente masculina, cortar e costurar era considerado uma arte das mais nobres, uma ciência. que exigia bons conhecimentos de geometria e era mais uma tradição passada de pai pra filho com muitos segredos de família, sobretudo os moldes para o perfeito caimento.

A camisa é a peça mais antiga e fundamental no guarda-roupa de um homem. Foi moda durante o século 19 para golas e punhos serem altamente engomado e para ser preso ao corpo mais fluente e mais macio da camisa. Homens que trabalham tendem a usar camisas de menos colarinho e apenas para fixar gravatas para ocasiões especiais, de modo que o colarinho engomado veio a ser uma marca de distinção usado pelas classes alta e média. Havia até mesmo a escolha do tipo de colar que pode ser usado como pode ser visto a partir das ilustrações sobre este folheto.
Calças para homens, em vez de calções foram introduzidos para a Inglaterra em 1807. Elas tiveram suas origens em longas peças soltas usadas por marinheiros e homens que trabalhavam e quando foram introduzidas pela primeira vez elas estavam muito informal e eram usadas em balneários ou retiros no campo. Inicialmente, algumas atingiram o tornozelo, mas em 1817 todas foram usadas até o tornozelo e foi moda ter uma pulseira usada sob o pé. Em 1825 as calças tinham entrado em uso diário.Até as roupas meados de 1800, homens como calças era feito à mão por alfaiates, mas depois da introdução da produção em massa da máquina de costura era possível costurar em uma variedade de tamanhos.