Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aprender com exemplos...

"Há três maneiras para adquirir sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, segundo, por imitação, que é o mais simples, e terceiro pela experiência, que é o mais amargo." Confúcio

Aprender com os exemplos e observações são nossas primeiras opções para adquirir algum conhecimento sobre o mundo. Já na fase mais madura e os anos de vida não contam para nos avaliar,  começamos a aprender pela experiência  o que é muito mais sofrido, sorte quando ainda se tem a chance de errar muitas vezes, já alguns até morrem pela sua burrice ou azar, claro que algumas pessoas tem defeitos de hardware, o algoritmo cerebral foi configurado errado pela genética, mutações, doenças, etc..para esses incautos certamente que exemplo algum de boas virtudes e nem experiências servem pra alguma coisa, eles repetirão os erros destrutivos sempre que tiverem oportunidade. O desvio de caráter não pode ser enquadrado como algo normal. Ou pode? Eis a questão moral em que se baseia o julgamento dos atos humanos bem explicado nas leis de qualquer nação.


 Leis essas que mudam de tempos em tempos de acordo com a cultura, progresso, para os árabes muda quase nada, é chibatada, apedrejamento, etc desde sempre. A neurociência e o mapeamento genético ainda irá surpreender a ética moral e os valores de justiça e julgamento que estamos habituados.

Exemplo 01:

Sagradas escrituras


(...)O amor é paciente, o amor é bondoso, o amor não é invejoso ou prepotente ou arrogante ou rude. Não insistir na sua própria maneira, não se irrita, não se alegra com a injustiça, mas folga com a verdade.Suporta todas as coisas, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou o seu Filho ao mundo não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo através dele.O reino de Deus está dentro de você. Você deve amar o Senhor teu Deus com todo o teu coração, toda a tua alma, e todo o teu entendimento. " Este é o primeiro e maior mandamento. A segunda é igualmente importante: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. ' Toda a lei e todas as exigências dos profetas estão baseadas nestes dois mandamentos.

.

Segundo relatos bíblicos Golias tinha 3 metros de altura e Davi o acertou só com uma pedrada na cabeça e foi graças a esse ato de bravura e fé que salvou todo o povo judeu. A Bíblia esta cheia de exemplos de selvageria, preconceitos, injeva, rancor, vinganças, guerras, não tem como achar que seja a vontade de Deus esses atos absurdos tanto que hoje o Golias é que sofre na mãos dos judeus, os filisteus modernos são bem menores que uma formiga. Recomendo http://caderno.josesaramago.org/2009/01/09/das-pedras-de-david-aos-tanques-de-golias-2/

Tenho fé em Deus mas não sou religiosa penso que a literatura seja ela sagrada ou não, são belas fábulas imaginárias, repletas de exemplos, metáforas para induzir o leitor a uma reflexão. As palavras sagradas toda essa ficção ainda sim são escritas pelo homem e o profeta age como poeta no processo de criar sua obra  recebe a inspiração e exterioriza a seu modo, o que seria o dom de escrever bem? Os sonhos, as visões, são estados alterados da consciência, nada mais e a arte é uma decodificação que transcende qualquer racionalismo, é puramente sensorial.

Exemplo 02

A arte da palavra em valorosos manuais.

Segundo alguns cientistas o caráter humano é inato(genético) e o meio apenas poderá  contribuir com a formação de uma personalidade caridosa ou cruel, por isso é que a marginalidade é relacionada com a ignorância, baixo nível de escolaridade, periferias, enfim, todos precisam de uma base, quando não se tem um mentor próximo, exemplos na vizinhança, referência familiar, nada mais recomendado que cultura, leitura dos clássicos antigos porque os atuais "Best-Sellers" muitos deles são meras repetições, bom mesmo é beber na fonte e são fáceis de baixar grátis ebooks.



Schopenhauer afirma, com pesar, que as pessoas lêem a última novidade e os escritores permanecem no círculo estreito das idéias que circulam, de forma que uma época afunda cada vez mais em sua própria lama. Para ler o que é bom uma condição é não ler o que é ruim, pois a vida é curta, o tempo e a energia são limitados.. ele também defende que as obras são a "quintessência do espírito". Em “Pensar por si mesmo”, o autor continua a defender a superioridade das idéias próprias, afirmando que uma grande quantidade de conhecimento, quando não foi elaborada por pensamento próprio, tem menos valor do que uma quantidade menor, mas bem assimilada, que traria um aumento progressivo da diversidade original do cérebro.


Exemplo 03

Aprender com a arte, com a emoção de um vídeo.

Narração das cartas de Vincent ao irmão Theo Van Gogh, entre 1880 e 1889, sobre fotos de pinturas do mestre. Música de Debussy


2 comentários:

  1. Oi, Anna. Tudo legal?

    Bonita postagem.
    O texto do Saramago é interessante.
    Sua posição sobre literatura sagrada com suas metáforas e exemplos é muito pertinente, principalmente ao se considerar na linha do tempo e no mapa, o quando e onde ela surgiu e, ainda, para que povo específico foi concebida e em que estágio evolutivo este se encontrava.
    ( Voltamos, assim, à sua última postagem sobre símbolos e já podemos fazer uma ligação entre as duas informações: para que lançar mão de uma linguagem gráfica, simbólica, metafórica (às vezes confusa) com "n" desenhos geométricos? Tempo e espaço: o cérebro do homem está ligado a eles e é limitado demais e existem conceitos que se encontram além de sua capacidade de compreensão).
    Daí surge a pergunta: seria possível percebermos a verdade em todas as coisas ou, em outras palavras, entrarmos em harmonia com o universo? Creio que sim, só precisamos saber onde procurar, pois as respostas estão todas dentro de nós mesmos.
    Excelente vídeo do van Gogh, espetacular.
    "... não ler o que é ruim, pois a vida é curta" ....: penso nisso o tempo todo, pois são tantas informações que precisamos ser bem seletivos.
    Tchau

    ResponderExcluir
  2. Olá Edi,

    Então, a arte cumpre esse papel de transcedência, de colocarmos a nossa consciência em contato com uma consciência maior, sabemos que o que estamos percebendo é muito limitado pelos nossos sentidos, mesmo assim as coisas estão acontecendo, na arte temos a chance de desenvolvermos mais nosso lado sensorial, é uma decodificação do sagrado, em todas as épocas e culturas o homem usou a palavra, símbolos, sons, para dar pistas dessa comunicação com a divindade, tanto que existe a tradição das sagradas escrituras, seu rituais, sociedades secretas, arte oculta, etc. O homem busca desesperadamente essa sintonia, a incerteza da vida eterna, do que viria depois do mundo físico, isso atormenta muita gente, pena que exista muitos interesses que atrapalham mais que ajuda o homem nessa auto-descoberta, quando nos afastamos dos estímulos ilusórios da mente, entrarmos em harmonia com o universo e a verdade se revela límpida e clara para todos que buscam por ela.

    Um abraço

    by Anna Helena

    ResponderExcluir

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena