Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

terça-feira, 8 de maio de 2012

Do Big-Bang a teoria das cordas



Sem dúvida uma das maiores inquietações do ser humano é saber o que existia antes do Big-Bang pois, se o universo começou a existir pós a explosão, então antes o que havia? Pensando nisso estou fazendo um resumo acessível aos curiosos como eu. 




Tudo começou com filamentos de cordas cósmicas muito finas, elas podem assumir a forma de circuitos fechados, ou seqüências infinitas que vagueiam para sempre pelo espaço.Elas seriam muito longas e finas, mas enfeixariam inimaginável quantidade de energia — um pedaço de 2 centímetros pesaria em torno de 40 bilhões de toneladas.Foram as cadeias de cordas muito longas, q durante a explosão preencheu com uma aleatória e emaranhada rede de espaguete todo o universo. Como o universo se expande, algumas redes de cordas reduzem em circuitos pequenos, que perdem energia, irradiando ondas de gravidade até que elas encolhem e desaparecem. No entanto, as longas sequencias não podem ser eliminadas, e iriam sobreviver até os dias atuais. Eventualmente, distúrbios produzidos nas redes de cordas cósmicas, conduziria à formação de estruturas como galáxias e tudo que existe atualmente no cosmo. Antes do universo existir como o conhecemos hoje só haviam circuítos, então se torna mais misterioso ainda e impossível saber tudo e de onde vem esses circuítos.

Mas é um avanço, antes da teoria das cordas, pensava-se que uma partícula fundamental era puntiforme, ocupando apenas um ponto do espaço. Com ela, no entanto, estas partículas passaram a ser vistas como pequeninos pedaços de corda, que têm comprimento, mas nenhuma outra dimensão. Em um dado momento, então, elas ocupariam, agora, uma linha no espaço.

Com esta teoria arrojada, muitas mudanças viriam se impor nas concepções humanas. Dentre elas, entretanto, vale destacar a dedução de que existem, não apenas quatro dimensões, mas de dez a vinte e seis outras!

Ora, mas se elas existem, por que, de ordinário, não as percebemos? Responde o respeitável Dr. Stephen Hawking – “a sugestão é de que as outras dimensões não são como as dimensões a que estamos acostumados”
A teoria big bang apresenta uma descrição notavelmente simples e bem sucedida das características gerais do universo, mas não fornece nenhum mecanismo através do qual a estrutura poderia ter se formado.

A Teoria das Cordas foi desenvolvida para tentar descrever as partículas fundamentais e as forças que compõem o nosso Universo. Mas, até agora, ninguém conseguiu idealizar um experimento que possa avaliar se ela está correta ou não.

Segundo os físicos geômetras o modelo do universo pode ser representado no E8.

Múltiplas dimensões


Se considerarmos a Terra como uma esfera, ela se torna um objeto contínuo e simétrico com duas dimensões em sua superfície. Bastam duas coordenadas, a longitude e a latitude, para descrever qualquer ponto em sua superfície. Mas a Terra pode também se mover no espaço: isso exige três pontos para definir uma posição: os famosos eixos x, y e z. O grupo de simetria de nossa esfera tem então três dimensões.


Já o E8 exige muito mais da imaginação para que se possa tentar "visualizar" seu espaço simétrico: ele se transforma em um sólido de 57 dimensões - o que significa que são necessários 57 "eixos" para se definir um ponto único nesse sólido. O grupo de simetria contém nada menos do que 248 dimensões. Esses números quase enigmáticos podem então ser expressos na forma de 240 vetores em um espaço de 8 dimensões.

O E8 






Calabi-Yau é a descrição matemática do que poderia ser a forma das 6 dimensões ocultas extras do Universo físico em que só podemos perceber três dimensões espaciais, de um total de nove. Não há nenhuma maneira qualquer um de nós pode ver as dimensões ocultas, para nos ajudar os cientistas inteligentes descobriram a forma de encontrar uma maneira para nós mortais ter uma noção do que estão falando. Este cristal exibe uma seção tridimensional.






Calabi-Yau Manifold


Emora os cálculos dos físicos apontem dimensões extras, não percebemos elas, porque são enroladas em pequenos formatos complexos que só podem ser vistas em escalas minúsculas. Se pudéssemos encolher a pequena escala de Planck pudemos ver que em cada ponto 3D no espaço, podemos também explorar 6 dimensões adicionais. Esta animação mostra uma superfície de Calabi-Yau, que é uma projeção dessas dimensões superiores às dimensões mais familiares que conhecemos .... 



As variedades de Calabi-Yau ocupam todos os espaços disponíveis do universo, preenchendo todo o vazio entre os átomos e as partículas menores da matéria. Portanto, há muitos muitos e muitos desses companheiros que cercam todos nós. Dai a teoria dos multiversos

Mathematica Visualization - Calabi-Yau superfície da teoria das cordas



Nos tempos antigos


O curioso de tudo isso é que se formos nos gregos antigos, Platão mesmo já fazia uma ligação cosmológica com a geometria, havia escrito na porta do templo de delfos ..Deus geometriza quando pensa.É proibido a entrada de quem não saiba geometria..era como uma confraria de sacerdotes detentores de alto grau de conhecimento, os sábios.










Modelo de Keppler inspirado nos sólidos platônicos










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena