Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entendendo os Queijos



Nada mais velho que o queijo, cerca de 8 mil anos...Se tem coisa que eu mais gosto do que queijos *-*, não tem,  é minha comida favorita, eu amo ricota, faço em casa inclusive, fazer queijos é uma arte maravilhosa. Além do que tenho um apreço pela culinária árabe e aprendi a fazer vários pratos com coalhada, que é a massa base do queijo.




Ficheiro:9-alimenti, formaggi,Taccuino Sanitatis, Casanatense 4182..jpg


A antiga mitologia grega creditou a Aristeu a descoberta do queijo. A Odisseia de Homero (século VIII a.C.) descreve o Ciclope fazendo e armazenando queijo do leite de ovelha e cabra. A tradução de Samuel Butler:
           “ Nós logo alcançamos sua caverna, mas ele estava fora cuidando das ovelhas, então entramos e fizemos um levantamento de tudo que pudéssemos ver. Sua prateleira estava lotada com queijos, e ele tinha mais cordeiros e cabritos que seus currais podiam conter…

             Quando ele terminou, sentou-se e ordenhou suas ovelhas e cabras, tudo em seu devido tempo e, em seguida, levou cada uma delas para junto de suas crias. Ele coalhou metade do leite e colocou-o de lado em peneiras de vime.

Propor uma data para a origem do queijo pode variar desde aproximadamente 8.000 a.C.(quando as ovelhas foram pela primeira vez domesticadas), até por volta de 3.000 a.C.. O primeiro queijo pode ter sido feito por pessoas no Oriente Médio ou pelos povos túrquicos nômades da Ásia Central. Uma vez que peles de animais e órgãos internos inflados têm, desde os tempos antigos, servidos como recipientes para armazenar uma grande variedade de produtos alimentícios, é provável que o processo de produção do queijo tenha sido descoberto acidentalmente ao estocar o leite em um recipiente feito do estômago de um animal, resultando na transformação do leite em coalhada e soro pela quimosina do estômago.


Ficheiro:Cheese platter.jpg


Em geral, o queijo fornece uma grande quantidade de cálcio, proteína e fósforo. Trinta gramas de queijo cheddar contém cerca de sete gramas de proteína e 200 miligramas de cálcio. Nutricionalmente, o queijo é essencialmente leite concentrado, para as mesmas quantidades de proteína e cálcio são necessários 200 gramas e 150 gramas de leite, respectivamente. O problema do queijo pra quem come em exageros é só a gordura saturada, se for pra comer muito tem que ser ricota temperadinha com azeitonas, orégano, fica saborosa, bem light.

Ficheiro:Kaesetheke-supermarkt.jpg



Zigerbrüt, queijo ralado colocado sobre o pão com o auxílio de um moedor especial,Suíça. 

Ficheiro:Zigerbrüt.jpg



Alguns queijos poderiam ser mortais, mas ao contrário do seus ingredientes ricos em fungos, bactérias, podem ser alimentos muito funcionais. Os queijos com bolores tem cheiro de comida podre porque de fato durante seu processo de maturação os micro-bichinhos que atuam é o mesmo de quando algo  esta estragado na geladeira da um mal cheiro terrível.



Há três categorias principais de queijos em que a presença de bolor é uma característica significativa: queijos curados moles, de casca lavada e azuis. 

O chamado queijo azul é criado pela inoculação no queijo do fungo Penicillium roqueforti ou Penicillium glaucum. Isto é feito quando o queijo está ainda na forma de coalhada e sofrendo pouca pressão, posteriormente essa técnica pode ser intensificada ao colocar-se o bloco de queijo em uma atmosfera na qual o bolor é predominante. O bolor cresce dentro do queijo à medida que ele amadurece. Esses queijos têm distintos veios azuis que lhes dão o nome, e, muitas vezes, sabores característicos. Os bolores podem variar do verde pálido ao azul escuro, e podem vir acompanhados de bolores brancos e castanhos. Sua textura pode ser macia ou firme.

Alguns dos mais famosos queijos são deste tipo, cada um com sua própria e inconfundível cor, sabor, textura e aroma. Eles incluem oRoquefort, o Gorgonzola e o Stilton.


O queijo de leite de cabra St. Pat. 
Ficheiro:Cheese 39 bg 053006b.jpg




O queijo Vacherin du Haut-Doubs, um queijo francês com uma branca casca de bolor Penicillium.
Ficheiro:Vacherin du haut Doubs.jpg




O Stilton da Inglaterra. 

Ficheiro:Blue Stilton Quarter Front.jpg




Os queijos variam em textura do semi macio ao firme são: os queijos de estilo suíço como o Emmental e o Gruyère. A mesma bactéria que dá a tais queijos seus furos característicos, também contribui para o seu aroma e sabor acentuado. Outros queijos que variam do semi macio ao firme são: Gouda, Edam, Jarlsberg e Cantal. Os queijos deste tipo são ideais para a fusão e são usados em torradas para lanches rápidos.

Queijos mais duros têm um teor de umidade menor do que os queijos mais macios. Eles são geralmente colocados em moldes sob uma pressão maior e têm um tempo maior de amadurecimento. Os queijos que vão do semiduros ao duro são: o cheddar, originário da Garganta de Cheddar na Inglaterra mas, atualmente utilizado como um termo genérico para este estilo de queijo, cujas variedades são imitadas no mundo inteiro e são comercializados de acordo com seu tempo de maturação.




Ficheiro:Emmentaler.jpg




Parmigiano-reggiano. 

Ficheiro:Parmigiano reggiano piece.jpg



Método Suiço de fazer os queijos mais caros do supermercado , imagina as normas do nosso sistema sanitário, se são ai cumpridas. Tudo bem arcaico pra sair bem gostoso rs.

Ficheiro:CheeseMakingAncient.jpg

As famosas Rodas Douradas do Gouda no mercado de queijos. Mercado do Kaas

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Queijo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena