Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Santa Rosa, uma nau bilionária

Esses dias por curiosidade fui pesquisar sobre um navio que afundou em 1726, e fiquei surpresa sobre o Santa Rosa, uma nau bilionária que esta dando trabalho pra muitos caçadores de tesouros do mundo todo..


(....)
Um robô mergulhador atrelado a satélites especiais está sendo utilizado pelo Consórcio de Pesquisas Arqueológicas Submarinas – Conpas –, para ajudar pesquisadores brasileiros nas buscas a uma carga de ouro, prata e cerâmica depositada há mais de 200 anos no fundo do mar, após o naufrágio do galeão português Santa Rosa e do cargueiro holandês Voetboog. Os dois navios, que conduziam mercadorias hoje avaliadas em US$ 2 bilhões, naufragaram numa faixa oceânica de 85 Km situada entre Pitimbu – PB e o Cabo de Santo Agostinho –PE, atualmente uma área cobiçada por caçadores de tesouros do mundo inteiro.

O Santa Rosa, uma nau capitânia da Marinha Real Portuguesa, afundou no dia 6 de setembro de 1726. Era um dos navios mais equipados da esquadra lusa no Século XVIII. Com uma bateria de 70 canhões de ferro espalhados sobre o convés, ao naufragar o galeão liderava um comboio de 55 caravelas que zarpavam do Brasil colonial carregadas de ouro rumo à Europa.

Supõe-se que a harmonia do comboio foi quebrada por uma discussão a bordo entre os marinheiros e o capitão Bartholomeu Freire de Araújo, criando a oportunidade para alguém descer ao depósito de munição do Santa Rosa, atear fogo num estoque de quatro toneladas de pólvora, e mandar tudo pelos ares.

Dos 700 tripulantes somente três sobreviveram. A carga, calculada em mais de 3,5 toneladas de ouro, adernou junto com a embarcação e permanece intacta no fundo do mar até hoje, numa localidade entre o Recife e a Praia de Acaú, em Pitimbu, a 65 Km de João Pessoa.

Duzentos e oitenta e seis anos depois do sinistro, o tesouro do Santa Rosa está sendo investigado com o emprego de satélites, robô submarino e outros equipamentos de alta tecnologia. As pesquisas acontecem nas proximidades do município de Cabo de Santo Agostinho, a 35 Km do Recife, onde pesquisadores do Conpas vasculham o mar a bordo do barco Fantasia, com o objetivo de encontrar o Santa Rosa.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena