Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vamos costurar?

Vamos costurar -  Parte I 


A Sewing Life

Todo mundo tem um hobbie, um talento, uns gostam de criar pratos, receitas, outros pintam quadros, outros mexem com madeira, mas sem dúvida costurar é um dos hobbies mais gratificantes e funcionais para uma mulher vaidosa, precisa apenas disposição, imagina fazer as próprias roupas, para os filhos e até pro cachorro, sem contar nos acessórios pro cabelo, nas decorações do lar, pequenos reparos, customização, são muitas possibilidades a explorar e até bolsas e sapatos.

A primeira coisa pra quem ta começando e não sabe nada é comprar uma máquina, tem um modelo muito barato e bom no Extra, frete grátis e ainda divide, claro que ela permite fazer coisas simples, mas é um começo, depois quando pegar mais prática ai sim parte pra uma mais possante.

Janome Sew Mini 525- R$199,99 ou 12 x R$16,66
Possui as 2 funções básicas para costura: Ponto Reto - 4 comprimentos e Zig zag - 3 larguras 
Máquina de Costura Janome Sew Mini 525 - Branca



Com a máquina em mãos ai partimos pra escolha do projeto, de preferência bem simples, pode ser quilting, patches, scrapbooking, fantasias e até roupas de bonecas, eu adoro porque é uma forma de treinar a percepção do corpo humano, suas formas, a diferença de fazer pra uma boneca é só o tamanho.

Materias de costura: Réguas especiais, papel, agulhas, tesoura, carbono, é fácil de encontrar.


Tecidos: de preferência os mais baratos porque são testes e sempre se estraga muito, até cortar certo demora uns dias, pra economizar uma boa dica é desmontar as roupas antigas, só é difícil resistir a compra de um paninho vintage.

A costura pode ser uma atividade divertida, de socialização, existem até clube de amigas que organizam bazares para trocar sobras de tecidos.
Fabric Swapping!
Moldes: Uma maneira de fazer sem saber qualquer coisa é tendo um padrão, basta copiar aquele modelo que vende nas revistas "moldes" do papel para o tecido, depois cortar e costurar, é bem mais fácil até o iniciante conseguir criar os seus próprios modelos. Outra maneira é usar mesmo a geometria, imaginar uma forma, usar as réguas, medir, riscar no papel , isso desenvolve bastante  a percepção. Desconstruir as próprias roupas é interessante, transformar em novas, customizar. O designer  Jum Nakao ministra ofinicas ensinando modelagem com essa técnica.  Eu não gosto dele, tenho trauma eterno, aposto que ele nunca vai me esquecer também, fui sua aluna e fui parar no castigo, parece uma pessoa sem noção, mas é que nem todo mundo esta preparado para lidar com hiperativos, ainda mais os japoneses, mas como tem lá seu talento como designer premiado etc.. quem quiser entender mais sobre modelagem tridimensional   http://jumnakao.wordpress.com/ . Uma outra maneira bemmmmmmm mais fácil da qual eu sou adepta e recomendo é usar um software 3D tipo Blender ou 3D Studio max já que o mundo agora esta todo virtual é melhor começar aprendendo modelar no PC  e ir colocando seus modelos no Second Life, The Sim para serem avaliados, muitas marcas como H&M exploram a realidade virtual pra vender suas peças e os pobres mortais tem as mesmas chances de se projetarem nessa carreira, se suas peças agradam a realidade virtual fica bem fácil usar os arquivos do software e imprimir no papel em 2D.


Construção do molde no processo manual - Partes de uma camisa com  frente, mangas e costas


Encorajo qualquer pessoa a mexer com software 3D, otimiza tempo e  amplia muito as possibilidades de  criação, sem contar na qualidade dos padrões, são ferramentas a mais que no processo manual estamos limitados.

Using Blender's 'soft body' tool.

UV mapper desdobra o 3D em 2D num clik, da pra colocar a textura desejável e depois vestir o avatar.
Clothing in Blender

t_shirt2

t_shirt3

O corpo humano possui uma estrutura cônica, definida pela cintura,  o vestuário envolve essa forma geométrica, mas devemos levar em conta a superfície topológica, cabeça, pernas e braços que estão ligados ao tronco e precisa movimentar-se, precisamos andar, sentar e a roupa tem que ser confeccionada obedecendo essa lógica, se encaixar respeitando essa liberdade do movimento, o bom caimento depende de entendermos bem as linhas do corpo, as curvas, as medidas, assim o molde sairá sempre perfeito.

Line8Line4Line7Line12

Tem muita gente fazendo sucesso com seus projetos no mundo virtual.
Vintage Era Dresses

Como o blog visa estimular e não complicar muito, iniciantes na arte da costura "real" tem o mundo de padrões na internet para praticar basta pedir ajuda o Google.





Bolsas 
 Um projeto simples do blog http://label-free.blogspot.com




No amazon econtrei essa revista muito legal




Nos anos 50 a idéia mais inteligente da temporada foi um vestido feito a partir de apenas 3 peças padrão, sem forro.
B6015A.jpg
A história do vestido - Durante a década de 1950, Butterick experimentou um fenômeno que não conhecia desde o "Suit Garibaldi" do final dos anos 1860. Foi o padrão 6015, e foi apelidado de vestido "walk-away, porque era tão fácil de executar. É simples, mas de design wrap lisonjeiro e fácil construção foi o que o tornou tão popular. Vendas do padrão eram tão grandes, que em um ponto de fabricação de todos os outros padrões cessaram, e só o vestido "walk-away 'foi produzido. Tecidos - crepe, tafetá, faille, cetim, veludo, shantung, algodão, cambraia, seda impressões algodão, linho, casimira de algodão.


Padrões grátis para iniciantes


Os padrões japoneses embora com uma certa complexidade são os mais interessantes e desafiadores porque são muito ricos de detalhes o que torna a peça do vestuário mais bonita, verdadeira escultura. Para um estágio mais avançado.




Um comentário:

  1. cara,tem um post na lateral do seu blog em um manequim de moulage vc falando que é o método antigo, a moulage é antiga mas o metodo é atemporal,super atual qualquer estilista que crie peças exclusivas hoje ele cria em moulage, seu blog é para divulgar mas por favor não divulgue coisas erradas igual a muitos blogs de moda.
    ps.professora de design de moda

    ResponderExcluir

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena