Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Chapéu: Elegância e estilo

Curtam essa bela matéria sobre a minha cidade.
Fonte: TV Cidade Verde Reportagem de Karina Matos Redação de Jordana Cury

Conheça a história do uso do chapéu em Teresina


Na década de 1980 homens e mulheres desfilavam belíssimos chapéus pelas ruas de Teresina. Considerado de extrema elegância, o adereço demonstrava o status da família e havia um modelo diferente para cada ocasião.

Fotos: Raoni Barbosa


No Especial Teresina 160 Anos, A TV Cidade Verde entrevistou duas integrantes do Clube das Mulheres de Chapéu, a decoradora Marília Brandão e a jornalista Graça Targino, que contaram um pouco da história do poderoso acessório na capital piauiense.

"Antigamente o chapéu mostrava o status da família, hoje em dia é adotado por modismo. Como sabemos, a moda às vezes vai buscar inspiração no passado e como o chapéu é um objeto decorativo, de apelo visual muito bonito, as pessoas voltaram a usá-lo", explicou Marília.

A decoradora ressaltou que no caso da nossa região, onde o sol é muito forte, há ainda a necessidade de proteção da pele. "Juntamos o útil ao agradável", completou.

Graça Targino lembrou que foi uma das primeiras a usar chapéu em Teresina e que o ato causou alvoroço na sociedade da época. "Comecei a usar chapéu aqui em 1983, quando praticamente ninguém usava. Aí surgiram muitas histórias interessantes. Diziam que eu estava doente, que havia perdido o cabelo. Então, havia toda uma fantasia em torno disso".




A jornalista disse que começou a usar o acessório por proteção, mas que depois virou uma mania, que se estende até hoje. "Hoje em dia, se eu não estou de chapéu, me sinto completamente nua", brincou.

Como usar o chapéu

As especialistas em chapéu explicaram que cada ocasião pede um estilo diferente do acessório, que tem modelos bastante diversificados. Veja algumas dicas:

Casamento: Usa-se modelos com abas bem largas, com plumas e elementos mais finos e leves por cima.

Ambientes fechados: Se estiver em um ambiente fechado, deve-se usar chapéu com abas curtas.

Noite: Os bordados são boas dicas para o horário, pois, apesar de mais esportivos que as plumas, oferecem glamour ao look.

Frio: Quem pensou que os modelos dos chapéus são voltados apenas para evitar o sol se enganou. Para ambientes frios, há chapéus que ajudam a esquentar, pois são forrados com veludo.



Atualidade

Outra grande diferença ressaltada pelas integrantes do Clube das Mulheres de Chapéu é a confecção de acessórios industrializados.

"Antes, as mulheres desfilavam com chapéus completamente artesanais, feitos à mão, muitas vezes bordados. Elas tinham que encomendar o chapéu porque era exclusivo. Hoje em dia, a maioria dos chapéus são industrializados, feitos em larga escala", explicou Graça Targino.

Marília Brandão enfatizou que nos dias atuais é preciso ter personalidade forte. "É preciso ter atitude, porque as pessoas sempre vão perguntar o motivo de você estar usando o adereço. Elas nunca pensam que é apenas por vaidade", finalizou.


Mais sobre modelos , entrem no Clube das Mulheres de Chapéu, no facebook, postem suas fotos se divirtam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena