Parece absurdo mas isso foi muito bem pensado ainda no sec XIX, um estudioso chamado Maxwell foi o primeiro a pretender o mundo cibernético, talvez não tão tecnológico como temos hoje, mas foi uma aposta, ninguém sabia o que isso renderia, é sempre assim , plantamos hoje para as futuras gerações usufruirem. Pensamos que estamos sendo vanguardistas quando na verdade nossos estudos de hoje terão um impacto muito maior só daqui uns 200 anos.
MAXWELL, James Clerk. "Em governadores." Em Proceedings of the Royal Society 16 (1868): 270-83. Octavo, original cinza wrappers impresso; caixa de pano personalizado. Folha a venda por $ 3800.
(...)Embora as formas de sistemas de feedback eram conhecidas e usadas há séculos, não foi até a invenção de James Watt do seu regulador centrífugo em 1788, que tais dispositivos eram vistos como um recurso indispensável da ciência moderna, e os cientistas começaram a compreender a necessidade de formulação de uma teoria matemática para tais sistemas de controle. Através do desenvolvimento de modelos que cobrem o feedback negativo, estabilidade e amortecimento, Maxwell, em 1868, tornou-se o primeiro a produzir uma teoria matemática de análise eficaz de um sistema de controle. "Em Governadores" é agora reconhecido como "o primeiro papel significativo sobre mecanismos de feed-back" e um dos documentos fundamentais da cibernética. Na condição de notável em escassos wrappers original. Venda da folha no http://www.manhattanrarebooks-science.com/maxwell.htm
"A partir de uma visão de longo prazo da história da humanidade - visto a partir, digamos, 10 mil anos a partir de agora - não pode haver dúvida de que o evento mais importante do século 19 será julgada como a descoberta de Maxwell das leis da eletrodinâmica."
É em grande parte inspirada descoberta Hertz de transmissão de rádio em 1888, que surgiu as técnicas de radar, televisão e microondas.
A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de freqüências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade , modificando a freqüência de acordo com espécie e, conseqüentemente, o comprimento de onda.
Fisicamente, não há intervalos no espectro. Podemos ter ondas de qualquer freqüências que são idênticas na sua natureza, diferenciando no modo como podemos captá-las.
Observe que algumas freqüências de TV podem coincidir com a freqüência de FM. Isso permite algumas vezes captar uma rádio FM na televisão ou captar um canal de TV num aparelho de rádio FM.
Antes de Maxwell, ninguém sabia nem o que era a luz, quanto mais que ela tem a velocidade de 300.000km/s ou exatos 299.792.458 metros por segundo. Até 1676, acreditava-se que a luz era instantânea. Naquele ano, o astrônomo dinamarquês Ole Roemer observou no telescópio que, em comparação com seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter. Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz dos satélites levava para alcançar a Terra à velocidade que estimou em 225 000 quilômetros por segundo.Luz consiste em ondulações transversais do mesmo meio que é a causa de oscilações elétricos e magnéticos.
Maxwell era um excelente cientista, admirado por muitos de seus colegas e responsável por grandes obras. Ele fez contribuições impressionantes para numerosos campos, como cor, anéis de Saturno, a análise global, cibernética e geometria. Seus trabalhos sobre a teoria cinética dos gases por si só são suficientes para ele ser considerado como um matemático excepcional. No entanto, seu trabalho com eletromagnetismo que deve separá-lo do resto.
Maxwell gostaria muito de ter vivido numa época que se fazia cálculos usando modelagem matemática, softwares 3D, etc..mas alguém tem que fazer o trabalho duro e ele nos deixou equações que possibilitou todo o progresso tecnológico que dispomos.
O objetivo do jogo é fazer a bolinha percorrer todo o circuito, vencendo vários obstáculos. E sem encostar nela, usando apenas o poder da mente.
Parece mágica, mas o que faz a bolinha flutuar é um jato de ar, controlado pelas ondas do cérebro, segundo o fabricante. Se a gente se distrair, ela cai. Mas se a gente se concentrar na bolinha consegue manter a altura certa e vencer os obstáculos.
As ondas cerebrais de diferentes comprimentos indicam diferentes estados emocionais, como uma consciência focalizada, num estado meditativo, ou sonolência. O software ajuda a regular as ondas, e é possível visualizar as ondas cerebrais no PC de casa.Software neurofeedbackHonda faz o primeiro robo controlado pelas ondas cerebrais
Oi, Anna
ResponderExcluirLegal sua postagem. Esse assunto me lembrou o Nikola Tesla, conhece? Foi quem criou a corrente alternada.
No youtube tem vídeos legais sobre ele:
1 parte (resumo):
http://www.youtube.com/watch?v=FwGxr6szVKY
6 partes (History Channel)
http://www.youtube.com/watch?v=_xdM8q4E0Is
Já sei que estou te devendo uma resposta por email, mas hoje resolvi sair do facebook e passei um bom tempo me despedindo do povo por lá.
Tchau
Olá Edi,
ResponderExcluirConheço sim toda a trajetória de Tesla, suas patentes, escrevi um post em um blog de engenharia sobre sua obra, sou fã de carteirinha, foi um homem raro, visionário, muito a frente de sua época.
Obrigada pela sua contribuição, gostei muito dos links
Abraços
Muito interessante o teu blog Anna! parabéns pela tua curiosidade epistémica!
ResponderExcluirBjinhos,
Humberto Rodrigues
Amigo lusitano, uma prazer ter sua visita e obrigada pelos elogios. Sua amizade me ajuda bastante, principalmente mantendo-me atualizada com seu material técnico sobre o biofeedback.
ResponderExcluirbjss
by Anna Helena