Exemplo de Crowdfunding
Olá amigos do blog Vintage Pós-Moderno, estou com uma vaquinha para um projeto pessoal na área de estética vintage, cliquem no link caso queiram colaborar.
Participem da minha vaquinha! Basta clicar na imagem que serão direcionados ao meu projeto Crowdfunding.
Pedir colaboração dos amigos parece algo meio cara de pau e até surreal mas é uma iniciativa no mundo todo então eu estou fazendo um teste, os colaboradores terão descontos nos serviços, seria esse o benefício, a minha contrapartida, estou ainda fazendo uma pesquisa sobre os serviços a ofertar, mas seria uma pacote bem atrativo para o público feminino e masculino e até infantil, afinal de contas todo mundo quer ficar sempre bem.
Grata aos leitores que colaborarem
by Anna Helena
Você sabe o que é crowdfunding? Trata-se de um conceito não tão novo assim e semelhante às compras coletivas e que está ganhando cada vez mais espaço no mercado de comércio eletrônico no Brasil. A prática surgiu nos EUA em 2009 e decolou em 2010 com o site KickStarter.
Como funciona?
Para colocar uma ideia no ar, o candidato precisa dizer quanto ela vai custar, em quantos dias ele quer arrecadar a quantia e o que será oferecido como recompensa para quem ajudar. Assim como no modelo dos EUA, a lógica do “tudo ou nada” também vale: se a “vaquinha” não atingir o valor proposto, todo dinheiro é devolvido, para ninguém correr o risco de ajudar projetos que não sairão do papel.
Por isso, a prática é tão parecida com os sites de compras coletivas, que por sua vez, para se valer o desconto de uma oferta é preciso que um número mínimo de compradores adquira a promoção, no tempo estipulado, caso contrário, os usuários recebem seu dinheiro de volta.
Entre as principais vantagens do crowdfunding podemos destacar a mobilização das pessoas utilizando as
redes sociais em prol de uma ação. Em muitos desses sites quem contribui acaba se tornando um associado que tem direito a outras regalias, exclusivas. Como brindes e outras premiações.
Sites em funcionamento no Brasil
Se você tem um projeto e precisa de apoio para realizá-lo, o sistema de financiamento coletivo pode ser a solução. No ar há um ano, o site
Incentivador auxilia na viabilização do projeto. Basta o usuário se cadastrar no site e enviar seu projeto para avaliação. Apenas empresas (pessoas jurídicas) podem se inscrever e os projetos podem ser em qualquer área: cultural, científica, esportiva, desenvolvimento de produtos etc. Se aprovado, sua ideia vai ao ar para receber contribuições de usuários que desejam contribuir para que ela saia do papel.
Outro exemplo, é o site
Vakinha, como o próprio nome sugere, o usuário cadastra o que deseja e que quanto dinheiro precisa, daí é só mobilizar os amigos para fazer acontecer. Já citamos em outros posts sites que estão realizando a prática como o
Nake it e o
Nexmo - link nos cliques e confira as matérias.
Crowdfunding x Crowdsourcing
A diferença entre os dois termos é que o crowdfunding é um financiamento colaborativo, cuja finalidade da colaboração é realmente usada para colocar em prática um projeto.
Enquanto o
crowdsourcing é o modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos voluntários para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, um exemplo disso é a Wikipedia que conta com conhecimentos coletivos para criar conteúdo de diversos assuntos.
Será que o crowdfunding vai pegar? Comente!