Estilo com Infomação

Estilo com Infomação

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Aproveitem nosso blog, temos música, cinema, dicas de moda, decorações, tudo ao bom estilo Vintage.

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

Vintagisses, curiosidades, costumes,burlesco, divas, mate a saudade ou conheça o que não viveu..

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jazz por Cameron Lawrence

Cultura do jazz by Cameron Lawrence 

Desde o começo, o jazz falava sobre liberdade, movimento e expressão individual. O seu rompimento com a música tradicional e a ênfase no improviso e na inovação colocou-o como cenário das alterações culturais e como influência à cultura internacional atual. Hoje, o jazz é tocado em todos os continentes.

lew stone orchestra

Sasha/Hulton Archive/Getty Images A Lew Stone Orchestra se apresentando em 1932

Durante a prosperidade econômica dos anos 20, o jazz se tornou a trilha sonora das festas nos clubes secretos, chamados de "speakeasies" (que significa "fale baixo") , onde o prazer comandava e as bebidas proibidas por lei (durante a Lei Seca) eram consumidas. Devido às suas raízes (a cultura afro-americana) e aos locais, às ocasiões e às atividades com as quais estava associado, o jazz incialmente carregou o rótulo de "baixa cultura".


Depois do término da I Guerra Mundial, as pessoas desejavam um reinício e o fim das tradições sociais que causavam aborrecimento. Pela primeira vez, a cultura afro-americana se tornou moda, o que elevou muito a posição dos afro-americanos na sociedade. Mas isto não ocorreu sem a resistência de grupos como a Ku Klux Klan, que continuaram oprimindo sistematicamente e brutalizando os afro-americanos. Ainda assim, a notoriedade do jazz cresceu e mudou a trajetória da música americana para sempre.


A natureza livre do jazz se espalhou por toda a cultura americana. Mulheres começaram a quebrar tabus em relação aos tradicionais papéis sexuais, evitando as roupas conservadoras e aproveitando a liberdade recém-descoberta. Elas também proclamaram sua independência dos homens e de papéis obrigatórios de donas de casa dentro das famílias. O jazz abriu espaço para as mulheres trabalharem como artistas e forneceu muitos outros trabalhos para as mulheres no mercado da música. F. Scott Fitzgerald capturou a essência dessa era em seu romance de 1925, "O Grande Gatsby" - a história de um contrabandista de classe alta, suas festas abundantes e a futilidade dos personagens que viviam à sua volta. No Harlem, o jazz acompanhou a renascença cultural que foi experimentada por escritores afro-americanos e artistas de todos os tipos nos Estados Unidos.


No topo do bop nos anos 40, artistas literários como Jack Kerouac e Allen Ginsberg, da Beat Generation, encontraram inspiração para mais inovações. Os escritores Beat e seus contemporâneos admiravam a espontaneidade e a forma livre do jazz. Eles trabalharam para implementar seus ritmos sincopatizados na métrica de sua poesia, que eles apresentavam ao vivo com um fundo de jazz.


A partir da Era do Jazz dos anos 20 até a era do swing dos anos 30 e 40, o jazz era o coração da cultura jovem. O jazz é responsável pela influência de uma variedade de artistas e gêneros. Ritmos como o Rap, o R&B, o pop, o soul e grupos femininos como The Supremes são herdeiros do jazz. Hoje, as novas gerações de músicos e vocalistas, como Wynton Marsalis, Cassandra Wilson e Amy Winehouse, continuam a celebrar o jazz ao reinterpretar os clássicos e ao criar novas expressões musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu acredito que a moda deve ser divertida, criativa e acima de tudo, confortável. Quer seja casual, roupa diária ou especial como um vestido de noite super chik, uma decoração da sua sala de estar ... Confortável e em harmonia, você vai ficar bem. É muito simples.

O motivo desse blog existir, assim meio confuso, cheio de diversidades nos temas é porque gosto de ciências, história, astronomia, esoterismo, antiguidades, gosto da criação, invenção, inovação, de qualquer tipo e necessito consumir muita informação sobre esses temas pra continuar existindo, é uma paranóia e amo compartilhar, caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta passarem um email annahelena@hotmail.com.br, adoro responder todos..colaborem amigos! by Anna Helena